segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - parte Final

Palavras sem o hífen
 **Em palavras formadas por prefixos ou pseudoprefixos terminadas em vogal com base a começando por vogal diferente daquelas, as duas formas ficam sem hífen. Exemplos: antiaéreo, aeroespacial, autoafirmação, autoajuda, autoescola, autoestrada, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraósseo, intraocular, semiaberto, supraocular, socioeconômico, etc.

 
**Em palavras formadas de prefixos ou falsos prefixos terminados em vogal e a base começando com r ou s, duplica-se a consoante respectiva. Exemplos: contrarregra, antirrugas, antirreligioso, antissemita, contassenso, microssistema, minissaia, antissocial, suprarrenal, ultrassonografia.

 **Não existe mais o hífen em locuções de qualquer tipo, (substantivas, pronominais, verbais, adverbiais, adjetivas, prepositivas ou conjuncionais): cão de guarda, pão de mel, cor de vinho, sala de jantar, café com leite, etc.

 
• Obs.: são mantidas, por estarem consagradas pelo uso, as exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia.

 
 **Elimina-se o hífen em compostos que se perdeu a noção da composição: mandachuva, paraquedas, paralama, parabrisa, parachoque, paravento, pontapé, passatempo, etc.

 
 **Inexiste o hífen em vocábulos com prefixo co, mesmo quando a segunda palavra começa com o: coocorência, coordenar, cooperar, etc.

 
**Em muitas outras locuções também se prescinde do hífen: cartão de visitas, fim de semana, etc.


**Nas formas do verbo haver, quando se conjuga acompanhado da preposição de: hei de, há de, hão de.

11 Comentarios:

O hífen eu achei mais complicado de lembrar do que as palavras que perderam acento...
E e sinto falto do trema (puro apego pessoal!)

Facilitou muito, esse acordo ortográfico.
Principalmente pra mim que não sou muito fã de acentos como o trema. Bjossss

uma loucura mesmo essa reforma, mas se é pra universalizar o português como um só td bem...

Oiii!! Fico muito legal o banner, hein???
Que bom que conseguiu fazer! ;)
Vou linkar vcs lá no blog, na parte de sócios! ;)
Fiquem ligados na nossa "disputa" pra ficar no top 5 ;)
Te aviso quando o banner estiver lá!
Ta bem legal o blog, hein? Parabéns!!!
Beijão!!!

Aliás, to seguindo vcs tbm! beijooo ;*

Oi vcs. Tudo certo? O banner de vocês tá lá na Trincheira. Apareçam. Abs.

legal seu blog!

entra lá no meu!

http://internetocoisabesta.blogspot.com/

Ajuda! com comentários e anúncios.....

que retribuirei!

Opa!!! anúncios clicados. o meu é esse http://featualizada.blogspot.com/

Mesmo sendo professora, sempre achei o uso do hífen complicadíssimo. E cá entre nós: não melhorou, não. Agora temos de nos lembrar de "como era" e "como ficou". :-)

Beijos e sucesso no blog, que está excelente!

Postar um comentário