sexta-feira, 30 de julho de 2010

Conjuntos Numéricos

Número é um objeto da Matemática usado para descrever quantidade, ordem ou medida.
Inicialmente só existiam os números Naturais. O conjunto dos números Naturais inclui o 0(zero) e os números inteiros positivos. Estes bastavam para se contar quantas maças o comerciante estava vendendo e por ai vai.
Acredito eu que quando começou-se a usar moedas em vez de apenas trocar mercadorias houve a necessidade dos números negativos para se calcular melhor o quanto se devia à alguém ou deviam à você, assim criaram o conjunto dos números Inteiros que além dos números Naturais também inclui os números inteiros negativos.
Para se calcular partes de um todo também nasceu a necessidade de números quebrados(não inteiros rsrs piadinha besta) para se pesar meio quilo de açúcar por exemplo ou dividir 15 hectares de terra na herança para 4 filhos. Estes são os números fracionários, que podem ser representados por uma fração (5/8) ou um número decimal (0,625, que representa a mesma quantidade que 5/8). O conjunto que engloba os números inteiros mais os números fracionários é o conjunto dos números Reais.
No momento que a matemática passou de ser usada apenas para fins corriqueiros e começou a ser usada por astrônomos, químicos, mecânicos, engenheiros, onde se precisa de números extremamente precisos e onde o arredondamento não é uma opção percebeu-se que haviam equações que não só davam como resultado números decimais(fracionários), como esses benditos números não terminavam, como por exemplo a raiz quadrada de 2. Esses números são chamados de Irracionais. E o conjunto numérico que engloba tanto os números Racionais como os Irracionais é chamado de Real.


1 Comentarios:

sou de dracena, eh perto. conhece?

Postar um comentário