domingo, 25 de julho de 2010

DESIGN E PRODUÇÃO GRÁFICA

Esse tecnólogo trabalha em concepção, desenvolvimento e produção de objetos. Ele avalia as necessidades dos consumidores e, com base nelas, elabora diversos tipos de produto, como eletrodomésticos, calçados ou mesmo móveis. Participa da fabricação e da comercialização das peças novas e trabalha no aprimoramento das já existentes. O objetivo é oferecer produtos com preços mais baixos e com melhor qualidade e funcionalidade. Atua também na criação de embalagens atrativas, resistentes e que garantam a segurança do produto.


O mercado de trabalho

A profissão permite atuação nas mais diversas áreas, como o setor moveleiro, de metalurgia, da indústria de moda e calçadista e o de acessórios. Seja nas grandes indústrias, seja nas empresas familiares, a necessidade de inovação e funcionalidade do mercado tornaram o designer uma peça chave nas empresas, o que faz aumentar a procura pelo tecnólogo. Responsável pela elaboração de projetos até a criação de produtos, o profissional é bastante requisitado no Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, que tem um importante parque gráfico e conta com grande número de multinacionais dos ramos alimentício e têxtil. Na capital paulista também estão os principais escritórios de design do país. Na Região Sul, os postos de trabalho se expandem a cada ano, por causada grande quantidade de indústrias de calçados e utilidades domésticas. A principal diferença entre o curso tecnológico e o bacharelado está no direcionamento técnico e na possibilidade deformação em menor tempo do primeiro, mas que não compromete as contratações.

O curso

A base teórica, no início do curso, inclui história da arte e do design, metodologia visual, introdução ao design, psicologia do consumidor, sociologia de consumo, empreendedorismo e produção verbal. Depois, o currículo engloba disciplinas mais práticas, como computação gráfica, desenho artístico e técnico, ergonomia, design de produto, tecnologia de materiais e processos criativos. Para se formar é preciso fazer um trabalho de conclusão de curso: o planejamento de lançamento de um produto, desde sua concepção até a chegada ao mercado consumidor. Algumas escolas oferecem formação específica em embalagens ou jóias.
Duração média: quatro anos.


Outros nomes:
 Design; Design de Embalagens; Design de Jóias; Design de Jóias e Gemas; Prod. Joalheira.

1 Comentarios:

gosto muito dessa área de design, pretendo fazer um curso disso um dia.
Muito bom seu blog, os textos são interessantes, vou te seguir ok?
se quiser, acesse o meu blog: http://artegrotesca.blogspot.com

Postar um comentário