sábado, 31 de julho de 2010

ODONTOLOGIA

É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instalapróteses e realiza cirurgias. Também previne e cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos.Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia.

O mercado de trabalho
Como a maior parte das faculdades de Odontologia está localizada no Sudeste, a concorrência é acirrada. Por outro lado, há áreas no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste com carência desse especialista, o que sinaliza a má distribuição de cirurgiões-dentistas pelo país. O setor público é um grande empregador. O Programa Brasil Sorridente, lançado em 2004, foi a primeira política nacional de saúde bucal implantada pelo governo federal no país. Segundo o Ministério da Saúde, o número de equipes de saúde bucal, formadas por cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares, pulou de 4.261, em 2002, para 16.756, em maio de 2008. O programa propiciou a criação de 1.159 consultórios odontológicos, 551 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e 310 Laboratórios de Prótese Dentária. Abrir um consultório exige grande investimento e o retorno é demorado, por isso muitos recém-formados prestam concurso público ou trabalham como funcionário em clínicas odontológicas, principalmente nas populares. Para quem é autônomo, as áreas mais aquecidas são a dentística restauradora, a endodontia, a odontopediatria e a implantodontia. Nesses casos, as capitais e as grandes cidades são os melhores mercados. Com o envelhecimento da população, a odontogeriatria apresenta boas perspectivas.

O curso
A formação básica inclui disciplinas da área de saúde e Ciências Biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia, próteses, odontopediatria, ortodontia, entre outras. No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório,utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.


Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer

Clínica geral

Restaurar e extrair dentes. Implantar próteses.

Dentística restauradora
Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua posição.

Endodontia
Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia
Diagnostica e trata doenças da boca.
Implantodontia
Implantar próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares.

Odontologia legal
Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.

Odontologia do Trabalho
Atender pacientes cuja atividade profissional traz risco á saúde bucal.

Odontologia em saúde coletiva
Atuar junto a planos de saúde e cooperativas e na montagem de programas de assistência social

Odontologia para pacientes especiais
Atender pacientes com necessidades especiais (pacientes em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).

Odontopediatria
Tratar problemas bucais e dentes de crianças.

Ortodontia
Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
 
e outras mais =]

8 Comentarios:

Legal saber um pouco mais sobre a odontologia
Abraços!

teve uma época q eu já pensei em fazer odonto... parabéns pelo blog, ajuda bastante nas escolhas de muitas pessoas :)

não pretendo fazer adonto, mas quero fazer algo relacionado a saúde também, medicina ! *.*

Menina!!! eu nunca quis ser odontologista, acho que é por ter medo de dentista hehehehe... mas acho muito legal quem segue essa profissão!!

Adorei o blog e obrigado por sempre nos visitar!!!

Bjossss

O ruim desta área são as clínicas populares onde o dentista usa materiais de quinta categoria e o serviço acaba sem qualidade. É o preço que o povão paga pra ter algum tratamento dentário.

Odontologia também é saúde, afinal além de tratar da qualidade de vida das pessoas, também lida com a auto estima. Nada como um sorriso bonito, branco e bem cuidado. Seu post foi muito informativo, falando sobre a formação e mercado de trabalho e esclarecendo algumas duvidas.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Oie..
to seguindo aki tbein, bem interessante...

bjooO

Postar um comentário