terça-feira, 27 de julho de 2010

PSICOLOGIA

O interesse pelo comportamento humano e pelos fenômenos psíquicos é fundamental para quem deseja estudar e trabalhar coma Psicologia. A atuação do psicólogo é sem prefeita de forma singular, e a razão disso é que cada paciente trará particularidades diferentes e apenas compreensíveis no contexto em que ele vive, ou seja, consideradas as condições culturais, históricas e políticas de seu entorno. O mercado de trabalho é tão amplo quanto as individualidades de cada paciente. O segmento mais conhecido é a atividade clínica de diagnóstico, prevenção e intervenção. Mas também é possível atuar em hospitais, instituições de ensino e organizações públicas e privadas as mais variadas. "A carreira de recursos humanos tem sido uma das mais promissoras. Mais alternativas estão na área hospitalar, jurídica e social, afirma Milvana Filippi Sardei, psicóloga clínica e supervisora da Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas (Abrape)

O mercado de trabalho
A área clínica (atendimento em consultório)continua sendo um desafio para o psicólogo, por causa da grande concorrência, principalmente nos grandes centros. No entanto, algumas especializações da Psicologia mantêm aquecido o mercado de trabalho para esse bacharel. No campo da Saúde, que inclui a psicologia hospitalar, muitas vagas são oferecidas pelo setor público e pelos convênios médicos. Na psicologia do trabalho, o campo de atuação está cada vez mais amplo com a presença do profissional na orientação de carreira e à frente de processos de recrutamento e seleção das empresas. Já no segmento educacional, o psicólogo é demandado por diferentes instituições, como escolas,creches e ONGs. Outra área que tem procura acentuada é a psicologia do esporte, que oferece trabalho para o bacharel que quer atuar junto a esportistas de alto desempenho. "O profissional que tiver interesse em trabalhar com políticas públicas de saúde, assistência social e educação vai encontrar oportunidades de emprego", diz Maria da Graça Marchina Gonçalves, diretora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Exemplo disso é a participação desses profissionais em equipes multidisciplinares dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), ambos integrantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.Ainda no setor público, os juizados de menores e os centros estaduais e municipais de atendimento ao menor infrator oferecem vagas. Agências de publicidade e empresas em geral contratam psicólogos para montar, acompanhar e tabular pesquisas com os consumidores.

O curso
Desde 2006 foram extintas as titulações de bacharel e de licenciado. Apenas os estudantes que já estão na universidade poderão optar por uma das duas. Desde então, os cursos passaram a ser oferecidos com a titulação única de formação de psicólogo, com duração de cinco anos. O curso aborda as diversas correntes da psicologia.Há disciplinas obrigatórias, como neurologia e antropologia, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia.

4 Comentarios:

Ótimas dicas de cursos aqui. Quem estiver indeciso mando para cá!

abraço!

Oi, Letícia,

Adorei o seu blog e estou te seguindo. Procurei pela carreira de Enfermagem (sou enfermeira), mas vc ainda não escreveu sobre ela.
Bjos

Mônica
http://www.redenacional1.blogspot.com

Adoro vir aqui e ler sobre as profissões! Mas hm sempre tive uma idéia que psicólogos são um pouco... er... sem muito senso AHAHA Acho interessante a área. Acho que seria uma escolha se já não estivesse tão empolgada com direito :D

Minha prima é psicóloga,trabalha nos Estados Unidos segundo ela é uma profissão bem requisitada la...

... concordo com a Lilian "psicólogos são um pouco... er..."

xD


http://renanc4rrillo.blogspot.com/

Postar um comentário