quarta-feira, 14 de julho de 2010

Redação

Bom sobre redação tenho a dizer que nada melhor do que treinar rsrsrs
passarei os tremos técnicos das partes e caracteristicas importantes de cara tipo de texto discertativo, ensaio, narrativo, descritivo, etc.
Mas o importante em uma narração no caso de ser uma história inventada é saber o final antes de começar a escrever, isso vai te dar um rumo assim voce nao se perde em devaneios fazendo uma história sem pé nem cabeça, no caso de algo grande como um livro mesmo ou enredo pra uma série de quadrinhos, sei la, tenha em mente e tambem em papel ou arquivo do word rsrsrs, os capítulos importantes os pontos cruciais que tem que ter na sua história exemplo:

  1. Inicio: Marcos sente um mau pressentimento enquanto dirige seu alfa romeo do serviço para casa.
  2. Ele entra em um supermercado e enquanto faz as compras meliantes encapuzados com fuzis invadem a loja, Marcos consegue ligar para a policia desmaia um dos assaltantes e salva o dia
  3. Ele entra na polícia como investigador começa um relacionamento com a sua colega de trabalho....
  4. Ele descobre que ela está envolvida com os contrabandistas que eles estao perseguindo, por isso eles nunca sao pegos
  5. ...
  6. ...
  7. Final : Marcos se rende ao seu amor perde toda a noção de ética e valores e se junta aos contrabandistas/OU/Reviravolta: Na verdade os contrabandistas descobriram projetos governamentais qde armas nucleares e por isso se enfiaram no submundo para derrubar o esquema....
Enfim Isso nao vai deixar com que voce se perca no meio do caminho.

No caso de um texto dissertativo domine o assunto sobre o qual vai falar faça uma pesquisa ampla e aprofundada, não economize esforços serão recompensados na hora de escrever, entreviste quem conhece o assunto pesquise nomes na internet e busque no orkut (ele nao serve só pra chavecar ou saber das fofocas), digamos que seja sobre meio ambiente, nao fique na mesmisse nao chova no molhado, falar da poluição do ar por carros e desmatamento ainda é muito importante pra concientização da população mas vai te dar um texto chato de dar dó, pesquise sobre movimentos ambientalistas como o green peace ou pastor do mar eles tem historias bem interessantes, fale sobre o que o governo ja fez sobre a questão o que só ficou no papel e o que ja está dando resultado.... etc etc.
Desafie os leitores mais ativos a comprovarem os seus argumentos as provas que vc descobriu, desafie as mentes mais sagazes e conservadoras a derrubarem o seu olhar inovador sobre o assunto.

Resumindo PESQUISE depois IDEALIZE, ESCREVA, quando acabar LEIA e se nescessário REESCREVA duas, quatro ou dez vezes até vc se divertir lendo o que escreveu.
Divirta-se escrevendo se nao, ninguem se divertirá lendo

Abraços a todos até mais

7 Comentarios:

Gostei do seu Blog, vamos fazer parceria com Banner? Me contate pelo msn: Leandrodanubio@hotmail.com

meu blog é: http://g7ceara.blogspot.com/

Ótimo tópico sobre redação. Considero também a leitura fundamental para a qualificação do texto.

Um abraço, Victor Mélo.

Olha o Hippie por aqui...

Abraços

Visita confirmada.

Um abraço,

Victor Mélo _ www.jornalistavictor.blogspot.com

Olha ai, o Hippie no seu Blog :)

Postar um comentário