domingo, 18 de julho de 2010

Redação

Descritivo: Descreve algo ou alguem, uma paisagem ou um lugar, a sala de estar etc.

Introdução: Descreve a perspectiva do observador se está em cima em baixo a quilometros de distancia etc, etc. no caso de uma descrição de algo inventado ou da sua sala de estar como voce vai descreve-la de todos os angulos nao precisa definir a posição do observador. É explicado ao leitor o que é que será descrito dizendo que objeto é, uma cadeira ou aquele homem, etc ou pelo menos aspectos gerais se voce nao quiser entregar o jogo logo de cara
Desenvolvimento: Descrição de todas as caracteristicas do que se quer descrever, altura, cor, peso, formato, material de que é feito se está caido de ponta cabeça, no caso de seres vivos a descrição psicológica é muito interessante, ele era muito inteligente e sociavél, mas em alguns momentos o seu olhar causa medo por nao se saber o que ele está pensando, gostava de andar na chuva, coisas do tipo. Para se causar uma impressão mais vivida no leitor sobre um ambiente é interessante dizer o sentimento que ele causa, havia cheiro de morte naquela casa mal assombrada.
Conclusão: Não há conclusão uma redação descritiva termina, quando a descrição acaba.

Definição não é descrição: Definição explica um genero ou uma espécie, exemplo: cachorros tem quatro patas, cauda e pelos de varias cores e tamanhos. Descrição descreve as caracteristicas do individuo, exemplo: O meu cachorro é preto com uma mancha branca em volta do olho esquerdo tem 6 meses de vida e muito brincalhão adora morder chinelos.

Ao fazer uma descrição voce pode dar um enfoque denotativo (objetivo) ou conotativo (subjetivo). No enfoque denotativo a descrição é precisa e puramente o que se ve, pega, cheira, ouve ou o gosto descrito de uma forma simples de ser entendida, exemplo: 1,75m de altura, cabelo e olhos castanho escuro, 80kg. No enfoque conotativo o autor descreve os seus sentimentos em relação ao objeto, ser, paisagem ou lugar a ser descrito, exemplo: a sua presença me traz alegria, era muito bom conversar com ele, era um tanto desajeitado, era até engraçado ve-lo tentando pegar uma criança no colo com medo de machuca-la.

Demtro da descrição objetiva existe a descrição técnicas: Serve para descrever um procedimento, como operar uma máquina ou se fazer um bolo, ou o aparelho em si de modo que o leitor não possa confundi-lo com outro. Nesse tipo de descrição é imprenssidivel ter:

1- exposição em ordem cronológica
2- objetividade
3- detalhamento das ações
4- indicação clara das diferentes fases do processo
5- ausência de suspense ou expectativa
6- predominância de orações coordenadas
7- impessoalidade na exposição

Exemplo: Torta Corrupta

Ingredientes

3 xícaras de chá de caixa dois

1 copo americanos de desvio de verbas

3 colheres de sopa de por fora

1 colher de sobremesa de suborno

1 bom punhado de tráfico de influência

Modo de fazer

Misturar muito bem todos os ingredientes, sovando bem, de modo a obter uma massa lisa e homogênea. Abrir a massa com o rolo da irregularidade dividi-la em duas partes. Coloque uma delas num pirex bem untado com ganância. Rechear com uma boa camada de safadeza, regada com muito cinismo. Cobrir com a outra metade da massa e decorar com os dizeres da Lei de Gérson. Servir com pizzas de todos os tamanhos.


2 Comentarios:

Sou professora de Português, se precisar de uma ajudinha nas redações, pode contar comigo. Seu blog mostra que é uma aluna aplicada. Bons estudos.

Postar um comentário