segunda-feira, 19 de julho de 2010

Redação

Dissertação: Em uma dissertação é apresentado uma idéia ou um ponto de vista sobre um assunto.

Introdução: É apresentada a idéia a ser discutida ou o ponto de vista de maneira resumida, apresente o assunto se for defender uma tese de que um peixe da indonésia está em extinção, tenha em mente de quem menos de 1% da população mundial conhece esse tal peixe então fale sobre ele, suas caracteristicas a onde vive e o que come, nada exageradamente detalhado, mas de informações sobre o peixe, agora se for sobre que o prejuizo do desmatamento é muito maior do que se imagina, voce nao precisará explicar o que é uma arvore ou uma floresta apenas diga, se houver, o que nao for de conhecimento da maioria das pessoas, e expresse a opnião dado ou ideia de preferencia realmente inovadora.
Desenvolvimento: Apresente os argumentos, dados, citações, cientistas ou pessoas de importancia relevante no assunto que tem o mesmo ponto de vista que voce, convença mesmo o leitor mais cabeça dura de que voce esta certo. Coerencia é primordial, então antes de escrever pegue todos os argumentos mapas textos que voce tem e tente separa-los em grupos e organiza-los de modo que um seje o gancho do argumento seguinte.
Exemplo:

O desmatamento causa um grande desequilibrio no meio ambiente.(ideia central, tese a ser defendida)
As arvores retiram CO2 (Gás Carbônico) da atmosfera e repoeem O2 (Oxigênio) escencial para a vida animal na Terra ja que todos os seres do reino animal respiram O2 para se manterem vivos.(primeiro argumento)
Este CO2 que as arvores retiram tambem é causador da destruição de parte da camada de O3 (Ozônio), que é o "protetor solar" da Terra, evitando que os raios Ultravioletas não entrem em esseço na atmosfera terrestre.(Segundo Argumento)
Raios estes que causam doenças de pele e o super aquecimento do globo.(Terceiro Argumento)
Aquecimento que propicia focos de incendio em relva seca durante os periodos de estiagem (Quarto Argumento)

Espero ter conseguido demonstrar como o final ou alguma coisa dita no argumento anterior é o ponto central do argumento seguinte esse é o chamado gancho.

Conclusão: É a hora do arremate das pontas soltas. Se alguns dos seus argumentos parecem a primeira vista fora do contexto é agora que voce vai explicá-los, e tambem relembrar todos os outros argumentos de maneira rapida e progressiva enfatizando mais ainda o ponto central, ou de repente dando a solução para o problema discutido.

Exemplo:
É com todos esse argumentos que digo, precisamos cuidar melhor do nosso planeta, novas plantações de cana ou novos pastos para gado matam diversas árvores. Através das queimadas lançam toneladas de gás carbonico no ar, com menos arvores de pé esse gas demorará muito mais para ser retirado da atmosfera, o que vai causar um buraco ainda maior na camada de ozonio, aumentando o aquecimento global e derretendo as geleiras, que acabam por mudar os fluxos das aguas dos oceanos que são a força motriz para a manutenção do clima em cada lugar do mundo, destruindo espécies mais frágeis que nao aguentam mudanças bruscas de clima que são alimentos para outras.....


Quando o autor se preocupa principalmente em expor suas idéias a respeito do tema abordado, fica claro que seu objetivo é fazer com que o leitor concorde com ele. Nesse caso, tem-se a dissertação argumentativa Para que a argumentação seja eficiente, o raciocínio deve ser exposto de maneira lógica, clara e coerente.

O autor de uma dissertação deve ter sempre em mente, as possíveis reações do leitor e por isso, deve-se considerar todas as possíveis contra-argumentações, a fim de que possa “cercar” o leitor no sentido de evitar possíveis desmentidos da tese que se está defendendo. As evidências são o melhor argumento.

As referências bibliográficas estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A bibliografia final deve seguir o seguinte padrão:
a- Autor - último sobrenome com letra maiúscula, separado da vírgula dos outros prenomes; (ponto e dois espaços ou travessão).
b- Título - sublinhar ou colocar em itálico; (ponto).
c- Anotador ou tradutor -(ponto)
d- Número da edição - se for a primeira , não se indica. Algarismo arábico, ponto, ed. (vírgula).
e- Casa publicadora - nome da casa (vírgula)
f- Ano da Publicação - em algarismo arábico (ponto)
g- Número de páginas ou volumes - em algarismos arábicos (ponto) Abrevia-se p. e não pág ou pg.
h- Ilustrações - se necessário (ponto)
i- Série ou coleções - em algarismos arábicos, entre parênteses (ponto)


8 Comentarios:

dicas valiosas. a redação é uma das coisas que os vestibulandos têm mais medo.

abraço

Um blog muito interessante... Trabalhamos com o mesmo propósito: informação. Parabéns; ganharam mais um seguidor! Sucesso!
(Literatura & Linguagens)

Passei por aki ;)

Um abraço =)

Estamos na área.

Abraço. www.jornalistavictor.blogspot.com

Dicas valiosissimas pra quem vai fazer provas de vestibular, como eu agora x)
Qualquer informação ajuda, e seu post foi bem esclarecedor. Até pra quem sabe e curte escrever, como eu, sempre pinta umas duvidas básicas.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Postar um comentário