quinta-feira, 29 de julho de 2010

TURISMO / GESTÃO DE TURISMO

Com a recente crise econômica, o turismo nacional vem ganhando destaque. Os Brasileiros viajam mais pelo país e os estrangeiros também.Relatório do Fundo Econômico Mundial aponta o Brasil como o segundo país latino-americano com o maior potencial para o turismo, perdendo apenas para a Costa Rica. Para ter uma idéia, em2008, 6 milhões de pessoas vieram ao Brasil em voos internacionais. O poder de atração do país tem origem principalmente nas belezas naturais e na infra-estrutura turística, que avançou muito nos últimos anos, seja no turismo de lazer, seja no de negócios. Mas atuar nessa área exige um comprometimento grande do profissional. Primeiro, é preciso esquecer a história de que trabalhar com turismo significa apenas viajar pelo país e pelo exterior. Antes de tudo, o profissional tem de ter habilidade em gestão.
O campo de trabalho é bem diversificado. Esse bacharel pode atuar em instituições governamentais, hotéis, resorts, agências e operadoras e turismo, sites de viagens, em empresas de transporte ou de eventos. Entre suas funções estão o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos, exposições e atividades de lazer e negócios. Além de falar com fluência um ou mais idioma, sem contar o português, o turismólogo precisa cativar o turista,fazer com que ele se sinta à vontade, e despertar nele o desejo de voltar outras vezes ao destino.

O mercado de trabalho
O mercado encontra-se aquecido diante do bom desempenho do setor. De 2003 a 2007, o crescimento médio do turismo no país foi de 15%ao ano. Apenas entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, o incremento foi de 20%. A Fundação Getulio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, apontou, em estudo com 2 mil entrevistas sobre hábitos de costume dos brasileiros, que 39% dos entrevista dos pretendem viajar em 2009, mesmo com a crise financeira mundial. No estudo de dezembro de 2007, essa porcentagem era de 34%.Com forte demanda, as opções de colocação se diversificaram: além de trabalhar na tradicional área de hotelaria, em que ocupa cargos de gerência e coordenação, os profissionais têm sido contratados por operadoras para elaborar propostas de produtos turísticos,pensando o roteiro, os custos e a viabilidade."A hotelaria é um dos setores que acolhem mão de obra especializada. Outro setor que tem mostrado crescimento na oferta de trabalho é o de cruzeiros marítimos, pois cada navio que aporta no litoral do país precisa ter 25%da tripulação brasileira", diz Telma Medeiros Brito, coordenadora do bacharelado de Turismo do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero), em São Paulo (SP).O setor de viagens e eventos corporativos também está em alta. Telma acredita ainda que a oferta de trabalho deverá ganhar impulso devido á realização da Copa do Mundo no país, em 2014. As capitais do Nordeste, o Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro), as capitais do Centro-Oeste e a Região Norte (Manaus e Belém) apresentam as melhores oportunidades para bacharéis e tecnólogos. "Sul e Sudeste destacam-se por ter a maior demanda em diversas áreas, como gerenciamento, hotelaria, alimentos e bebidas, eventos e transportes, entre outros", completa Telma Brito.

O curso
Há muitos cursos de bacharelado no Brasil. Antes do vestibular, preste atenção no currículo de cada escola, pois alguns dão mais ênfase à administração e outros aos setores específicos, como ecoturismo. Mas grande parte é parecida e busca fundamentos da administração, da contabilidade e do marketing, além de disciplinas de formação humanística, como história, geografia e português. As matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas, organização de passeios e eventos, são responsáveis por grande parte do curso. O estágio é obrigatório a partir do terceiro ano.
Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer
Agência de viagens Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vagas em hotéis, restaurantes e espetáculos.

Alimentos e bebidasAtuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.

Ecoturismo Organizar roteiros ecológicos e guiar turistas.

Transporte Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

Turismo de negócios
Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

4 Comentarios:

O curso mais LIIIIIIIIIIIIIINDO do mundo.
Sou apaixonada por isso,
vale ressalta que o profissional em turismo lidar com sonhos.

beeijo :*
ár sou turismologa :D

Oiiii, hsuahs
Ahh, obrigada pelo commentss!!

O seu blog está muito massa. Sim massa, cheiooo de conteudo. Gostei. Estou seguindo também :)
Vai me ser muito útil mesmoooo :D
hsuasuah

Beijooos

Visita confirmada. Parabéns pelo trabalho no blog.

Um abraço

Parabéns pelo blog. Não sei se é essa a intenção, mas passeando pelos outros posts pensei na minha época de vestibulanda. Das matérias que estudava, das informações sobre profissões que eu precisa e muitas vezes não achava. Abs

Postar um comentário