terça-feira, 10 de agosto de 2010

AGRONOMIA

O trabalho desse profissional nunca foi tão importante no agronegócio brasileiro em razão da preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável. Saber como produzir sem agredir o ambiente é uma das principais funções e responsabilidades do agrônomo. "Ao longo dos anos, a produção agrícola foi sinônimo de degradação ambiental por diversos motivos, com o uso irracional de agroquímicos e o desmatamento", conta o engenheiro agrônomo Luiz Henrique Bambini, mestrando da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, na área de genética e melhoramento vegetal. “Atualmente, no entanto, com a tecnologia desenvolvida por órgãos de ensino, pesquisa e extensão rural, tornou-se possível maximizar a produção minimizando os impactos ambientais", explica ele. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio – do plantio ou da criação do rebanho à comercialização da produção.Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita,o armazenamento e a distribuição da safra. Também gerencia a industrialização e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

O mercado de trabalho
A crise mundial de alimentos foi um dos fatos mais marcantes de 2008, em especial por causado aumento da demanda nos países asiáticos. A boa notícia é que, nesse mesmo ano, o setor agropecuário brasileiro colheu a maior safra de grãos da história. Foram 143,2 milhões de toneladas. O setor experimentou algumas oscilações de preço, mas isso não trouxe prejuízo para os produtores nacionais. "Ainda que o preço da soja, do açúcar e do milho tenha caído um pouco – mas já esteja em recuperação –, o mundo vai continuar precisando de comida", explica Davi Guilherme Gaspar Ruas, coordenador do curso de Agronomia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),no interior paulista. Por esse motivo, o mercado de trabalho para o agrônomo continua com boas perspectivas, principalmente para o especialista em fitotecnia e produção agroindustrial. A pecuária também absorve o profissional, que atua na produção, no manejo e na recuperação de pastagens. As vagas encontram-se, sobretudo, nas regiões mais avançadas em tecnologia agrícola, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e noroeste de Minas Gerais.

O curso
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. Algumas instituições oferecem licenciatura em Ciências Agrícolas e em Ciências Agrárias. A duração média do curso é de cinco anos. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

O que você pode fazer
Defesa sanitária
Combater pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.

Economia e administração agroindustrial
Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas

Engenharia rural
Projetar e supervisionar obras em propriedades rurais, como construções, nivelamento do solo, montagem de sistemas de irrigação e de drenagem.

Ensino
Lecionar em escolas públicas ou particulares de educação profissional ou em faculdades.

Fitotecnia
Acompanhar o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de fertilizantes e adubos e do combate a doenças e pragas.

Indústria e comercialização de alimentos
Supervisionar e gerenciar a qualidade e a estratégia de preços de alimentos de origem animal e vegetal.

Manejo ambiental
Explorar racionalmente os recursos naturais, preservando o meio ambiente.

Produção agroindustrial
Gerenciar o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.

11 Comentarios:

muito legal o blog
vai ajuda bastante gente
abç e sucesso

Uma área muito interessante e vital para o Brasil que tem sua base econômica encrustrada na Agricultura, até que ponto isso é benéfico, não sabemos... O blog está ótimo, parabéns!

www.catarseonline.blogspot.com

Adorei o blog, vou ler seus outros posts, assim quem sabe consigo escolher o que cursar na faculdade.

Nossa, interessante o curso, me formei a pouco em filosofia da educação, e no final, vi que não era minha vocação, mas foi valido, pois adoro filosofia !!!


http://dupladameianoite.blogspot.com/

Uma area muito interessante ! É bom vc estar divulgando aqui :)

nossa, muito, muito legal essa blog, tô seguindo (:
meu sonho é ser fisioterapeuta, mais trabalho com animais e tô estudando pra farmácia. aaioeiaoei de qualquer forma gosto da área de saúde (:

Oie, obrigado por visitar meu blog *-* estou seguindo aqui! beijos

http://livreelouca.blogspot.com/

Adorei o blog informativo.Gostaria de fazer dois pedidos em um.Eu sou estudante de Adm.,mas não tenho me identificado na matéria de exatas como ênfase.E estou indecisa qt a continuar no curso(estou no 1º período) ou rumar p/ R.I..Aí entra o meu pedido,gostaria que vcs me desses informações sobre o curso de R.I. e Adm. também.E fica aí uma questão:Será q valerá à pena,qt ao mercado de trabalho na área,eu cursar R.I.?
Bjinhus e ficarei no aguardo.

Vou te manda outro banner menor por e-mail olha se vai da. Bjos

Postar um comentário