terça-feira, 3 de agosto de 2010

FOTOGRAFIA

É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial – por exemplo, ao fotografar produto se modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade e de notícias.

O mercado de trabalho
A profissão de fotógrafo apresenta mercado em alta para bacharéis e tecnólogos. "Cresce o volume de vendas de produtos fotográficos, pois a área de eventos está em expansão. Além disso, a consolidação da tecnologia digital trouxe bons resultados para o setor, pois facilitou o acesso aos produtos, barateou os custos com revelação e equipamentos, favorecendo a expansão do segmento e, consequentemente, do mercado de trabalho para o profissional", diz Soledad Galhardo, coordenadora do bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac, em São Paulo. A maioria dos profissionais atua como prestador de serviço para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade, gravadoras e departamentos de comunicação de empresas. A área mais concorrida é a publicidade. Desde 2007, tanto por conta da tecnologia digital quanto do fortalecimento da atuação dos autônomos, o destaque fica para fotógrafos que abrem o próprio estúdio. "Esses pequenos empreendimentos são voltados para a produção de retratos e de trabalhos encomendados para meios de comunicação e empresas. Também cresce o número de profissionais que levam mini estúdios até os clientes", afirma Soledad. Há espaço para quem trabalha no gerenciamento de arquivos fotográficos, na conservação de acervos, na curadoria e na produção artística. Os estados do Sudeste e do Sul oferecem as melhores oportunidades, pois concentram o maior número de empresas que demandam esse profissional.

O curso
Há apenas dois bacharelados no Brasil– o do SENAC -SP, campus Santo Amaro, em São Paulo (SP), e o das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em Olinda (PE). Os cursos dão ênfase à fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, ministrada nos quatro primeiros semestres, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, que se desenrola no restante do curso, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica, entre outros. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão antes da formatura.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer
Área pericial
Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Arquitetura de interiores
Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações especializadas em arquitetura e decoração.

Banco de dados
Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografias e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Curadoria
Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Estúdio
Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos

Fotojornalismo
Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências noticiosas e sites da internet.

Restauração e conservação
Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos.

13 Comentarios:

Ta ai uma das areas que eu gostaria de atuar.. Quem sabe se eu não der certo no meio dos PC's.. ;D

Retribuindo a visita,
Muito,mas muito bacana mesmo seu blog.
Informativo inteligente,didatico e prático.
com certeza uma boa pedida.

grande abraço.

www.bloginoportuno.blogspot.com


ganhou mais um seguidor!!
Bons Ventos!!

Primeiramente quero dizer que adorei o conteúdo do blog, interessante para mim.
Estou na faze de decisão em relação ao curso acadêmico. Fotografia me interessa mas não acredito que seja minha area, apesar de ser muito bom.
Parabéns, abraços
http://jovemandrade.blogspot.com/

Acho muito interessante a fotografia, parabéns pelo post..

aah quqlquer dia faça um sobre nutrição e biomedicina que são minhas dúvidas, pra me ajudar. *-* rs

Bacana seu post. Eu faço comunicação social e tive aulas de fotografia no terceiro periodo, adorei as aulas, lidar com fotografia é bem interessante, sem falar que as aulas são divertidas e vc percebe que há algo muito além do que apenas vc clicar e tirar uma foto, há um estudo ali, uma técnica...

Beijos e valeu pelo comentário ;)

Este comentário foi removido pelo autor.

Oii Flor! Peguei vc me seguindooo... Vim comunicar que eu mudei algumas coisas, então, se vc quiser e puder, me segue no todaecletica.blogspot.com .. rsrs
Brigadão, estou seguindo vc tbm, apartir de agora.

Adoooro fotografia, até penso em comprar uma câmera, mas tô enrolando pra fazer um curso. Uma hora, quando sobrar tempo e $$, eu vou fazer! Se se sobrar $$ principalmente, pois uma boa lente está pra lá do orçamento.. rsrs
Bjoka, ótimo blog!

Adoro essa area.. muito bom o post. bjs

http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

Interessante, sempre gostei de fotografar...
Mas nao penso em seguir carreira nesse ramo, meu negocio é psicologia mesmo!
bjs

http://venhotecontar.blogspot.com

Opa, como já disse gosto do seu trabalho..
Mas se me é permitido vou dar minha leiga opinião, sugiro que traga os pontos 'contras' de cada profissão, pra que a pessoa possa avaliar melhor.
beijão'

Olá,
Bem legal seu blog para quem está para prestar vestibular! Se alguém aparecer com dúvidas na área de arquitetura, pode nos encaminhar q respondemos!

obrigada pela visita!
ideiasemcroqui.blogspot.com

Postar um comentário