domingo, 29 de agosto de 2010

HISTÓRIA

É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliara compreensão da condição humana. Seu trabalhos e baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantado sem bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.

O mercado de trabalho
O mercado para esse profissional permanece estável. Em muitas universidades, os alunos podem fazer tanto o bacharelado quanto a licenciatura, mas só a segunda opção permite que o diplomado exerça o magistério. Escolas públicas e particulares – de ensino médio e superior – continuam contratando professores e, além disso,novos campos de atividades têm surgido, como os voltados para a pesquisa e a cultura. Nesse setor, destacam-se as contratações também dos bacharéis, que trabalham como assessores de cineastas, documentaristas e roteiristas de TV. Eles são responsáveis por levantar dados históricos que trarão fidelidade a filmes de época entre outras produções. Há possibilidade de atuação na preservação do patrimônio e no resgate histórico – de livros e documentos, por exemplo. Neste caso, quem contrata são órgãos públicos ou empresas privadas, mas é possível trabalhar como autônomo, prestando serviços a empresas e instituições. Museus e centros culturais são mais uma alternativa de colocação do profissional, que pode trabalhar na curadoria de exposições e na organização e promoção de cursos livres. Na parte educacional, além de lecionar, é possível que o profissional atue em editoras, elaborando livros didáticos e para didáticos. As vagas estão distribuí das porto do o Brasil, mas a maior oferta parte do eixo Rio - São Paulo. Existem também boas chances de emprego em estados que contam com cidades históricas, como Minas Gerais e Bahia.

O curso
O currículo é composto de disciplinas que abordam tanto períodos, seja história antiga,seja medieval, quanto regiões, como Brasil ou Ásia. Há também temas específicos dessa área de conhecimento, como metodologia da história, teoria da história ou história da ciência. Sociologia, geografia, literatura brasileira, antropologia e arqueologia complementam a formação. Muita leitura e boa dose de palestras e seminários fazem parte do cotidiano do aluno. Atenção: a maior parte dos cursos de História no país é de licenciatura, que forma professores. Na licenciatura, o curso pode receber o nome de Estudos Sociais (história). Se você quiser se dedicar à pesquisa ou trabalhar em empresas, pode valer a pena fazer um bacharelado. O estágio éobrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.



O que você pode fazer

EnsinoLecionar história geral ou do Brasil para o ensino fundamental, médio e superior ou cursos pré-vestibulares.

Memória empresarial
Pesquisar a história de empresas e instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa
Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

4 Comentarios:

O sonho da minha mãe é que eu fosse historiadora, eu até acho legal.

gosto muito de história, apesar que não levaria pro lado profissional. Meu negócio é saúde mesmo (:
oobrigada pela visita e pelo recado la no meu blog, não vou abandoná-lo!
é que não sei por onde divulgar, eu só divulgo no orkut e não deu muito resultado (a não ser que eu perca bastante teempo), acho que falta um tema chave pro meu blog maais enquanto não acho vou postando das coisas que eu acho interessante mesmo (:
vaaleu.
beeijão

Postar um comentário