sábado, 14 de agosto de 2010

HOTELARIA

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infraestrutura do estabelecimento, verifica as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções também são suas funções.

O mercado de trabalho
O Brasil tem grande potencial turístico a ser explorado, e, por isso, a área é promissora para bacharéis e tecnólogos. De acordo com o Ministério do Turismo, entre janeiro e fevereiro de 2009, o turismo interno cresceu 20%. Esse número é resultado da venda de pacotes turístico se de passagens aéreas e da ocupação dos hotéis nesse período. "Todos os anos aumentam as ofertas de trabalho com a presença de novos empreendimentos das redes nacionais e internacionais",afirma Carolina Chaves, professorado curso tecnológico da Fatec SENAC - RS. Flávia Oliveira Marinho, coordenadora pedagógica do bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac (Senac-SP), em São Paulo, diz que a área está em plena expansão devido à mão de obra qualificada, à divulgação de destinos em todas as regiões, às belezas naturais e ao preço acessível. "O investimento de capital estrangeiro no segmento turístico no Brasil é crescente, mesmo com a crise econômica mundial", afirma Flávia. As áreas em destaque são as tradicionais, como eventos e administração, e a prestação de serviços de hotelaria, alimentação e governança principalmente em hospitais e condomínios. "Destaco ainda os eventos corporativos e a atuação em clínicas e spas", diz Cristiane Barreto, coordenadora do curso tecnólogo em Hotelaria do Centro Universitário da Bahia (FIB-BA), em Salvador. São Paulo é a cidade brasileira que mais recebe visitantes durante a semana por causa do grande volume de negócios e, assim, absorve muitos profissionais. O Rio de Janeiro também recepciona eventos corporativos e ainda tem o turismo de lazer. A Região Nordeste apresenta alta demanda pelo profissional, sobretudo por mão de obra especializada. "Na Bahia, estão previstos novos investimentos tanto no litoral norte quanto em Salvador", esclarece Cristiane Barreto. Em 2006, por exemplo, o Grupo Pestana, a maior rede hoteleira de Portugal, assumiu o controle das pousadas da Costa do Sauípe, e grandes redes, como Accor, Tropical, Othon, Transamérica e Iberostar, marcam forte presença. A Costa dos Coqueiros deverá contar,em dezembro de 2009, com a inauguração do Hotel Fiesta, um cinco-estrelas dentro da Reserva Imbassaí, a 65 quilômetros de Salvador e entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe. O Sul do país também oferece vagas, especialmente na região serrana e em Florianópolis.

O curso
O bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro ano. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofia, comunicação e expressão, história e patrimônio cultural, marketing, gestão financeira, geopolítica e economia mundial, entre outras.Durante o curso costuma haver aulas de inglês e espanhol. As disciplinas específicas de Hotelaria, muitas em laboratório e hotéis-escola, ocupam boa parte da carga horária: operações hoteleiras, alimentos e bebidas, gestão de viagens, gestão de custo, preço e receita. Em algumas instituições, Hotelaria é habilitação do curso de Turismo. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios para obter o diploma.


Duração média: três anos e meio.


O que você pode fazer
Administração
Gerenciar hotéis, flats, pousadas, parques temáticos, restaurantes e lanchonetes, assim como a área de recepção de hospitais, restaurantes e clínicas médicas. Supervisionar todas as atividades relacionadas com a operação e com a manutenção do estabelecimento, como limpeza, reservas e serviço. Contratar e administrar o trabalho de funcionários e organizar os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.
 
Gastronomia
Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando cozinheiros e garçons.
 
Eventos e negócios
Organizar congressos, feiras e seminários e coordenar o transporte, a acomodação e o entretenimento dos participantes.
 
Planejamento e empreendimento
Programar a construção e a instalação de hotéis de acordo com o potencial turístico, a localização e a infra-estrutura de um local determinado. Promover um empreendimento e definir o preço de diárias e serviços

3 Comentarios:

Muito bom o guia da profissão, o blog aqui é um bom lugar para direcionar e informar sobre uma carreira segura.

Abraços para Letícia e Leonardo! Parabens!

Ai está uma area que cresce muito no Brasil, principalmente tendo em vista a Copa e as Olimpiadas...

Parabéns pelo blog, é realmente uma ótima dca principalmente com a chegada dos novos eventos.

XOXO
http://comaroca.blogspot.com

Postar um comentário