sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ARTES CÊNICAS - PRODUÇÃO CÊNICA

É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos artísticos. O profissional de Artes Cênicas utiliza os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Como ator, pode trabalhar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicara dublagem, à criação de cenários e de ambientes (cenografia), cuidar do vestuário (figurino e indumentária) e das providências necessárias à realização do evento (produção). Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas.


O mercado de trabalho
Há oferta de trabalho para o ator, egresso de um curso bacharelado ou de um tecnológico, em vários veículos de comunicação, como teatro, TV e publicidade. "A interpretação é um campo em crescimento, principalmente no eixo Rio - São Paulo já que emissoras abertas, como Globo, Record, Bandeirantes, SBT, TV Cultura, e pagas,como GNT, Multishow e Disney Channel, investem nas telenovelas e em programas infantis e para adultos", diz Lígia Cortez, atriz e diretora artística da Escola Superior de Artes Célia Helena,em São Paulo (SP). No restante do país, o mercado mantém-se estável. Instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Banco do Brasil, que investem no patrocínio teatral,movimentam a área.Fora da televisão, uma alternativa é fazer parte de cooperativas e companhias teatrais já estabelecidas, mas isso demanda, desde o período universitário, um bom relacionamento com pessoas atuantes do setor. "Estar em uma companhia teatral é uma ótima oportunidade em Minas Gerais, por exemplo, pois a produção televisiva não é forte na região", afirma Mariana Muniz, coordenadora do curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um nicho de mercado em alta para grupos e companhias de diversos portes é o setor corporativo. Nele, os atores apresentam espetáculos em eventos de confraternização e desenvolvem peças que fazem parte de ações de treinamento profissional. "As empresas usam cada vez mais esse tipo de comunicação em semanas de prevenção de acidentes, por exemplo. A vantagem é que esse tipo de trabalho é bem pago e não envolve grandes custos de produção", explica Lígia.Uma área em destaque atualmente é a arteterapia, que utiliza recursos artísticos em contextos terapêuticos. "Essa técnica é muito aplicada em trabalhos com grupos da terceira idade e com pacientes com doenças graves, como portadores de HIV e câncer, para que eles se sintam melhor e reajam bem ao tratamento", completa Lígia.
 
O curso
Há diversos cursos de bacharelado no país. Já no vestibular, ao fazer as provas de aptidão, você precisa demonstrar que leva jeito para a arte de representar. Eles contam com disciplinas teóricas, como história da arte, filosofia, psicologia, literatura dramática, ensino do teatro, entre outras. Nas aulas práticas, você terá técnica vocal, expressão corporal, interpretação dramática, dança, improvisação e caracterização cênica. A maioria das escolas oferece laboratórios de prática teatral focado sem interpretação, direção e dramaturgia. Outras ensinam técnicas envolvidas na produção de espetáculos. Em algumas instituições, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como cenografia ou interpretação.


Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Arte terapia
Usar a interpretação como terapia para auxiliar no bem-estar de pessoas idosas e no tratamento de pacientes de grupos de risco.
 
Cenografia Conceber o cenário, os objetos e os móveis que serão usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, de modo a caracterizar uma época ou um ambiente específico.
 
Direção teatral
Coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.
 
Dramaturgia
Redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro ou de TV.
 
Dublagem
Substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a voz e a entonação adequadas a cada emoção.
 
Ensino
Dar aulas de interpretação em escolas de ensino fundamental e médio.
 
Figurino e indumentária
Escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV
 
Interpretação
Representar um personagem, utilizando para isso a expressão corporal e facial e a entonação da voz.

0 Comentarios:

Postar um comentário