segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MODA

É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

O mercado de trabalho
A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis como tecnólogos para atender as mais diversas etapas da cadeia produtiva. A área se profissionaliza desde os anos 1990 em razão da conquista do maior espaço nos mercados nacional e mundial. Com isso, cresceram também, a partir de então, o número de cursos de graduação no país. "No Senac -SP, o nível de empregabilidade dos alunos chega a 90%. No caso dos modelistas, a oferta de trabalho é maior que a procura, pois os recém-formados abrem escritórios próprios em vez de ocupar um posto fixo numa empresa", diz Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Centro Universitário Senac (Senac-SP).Apesar de o mercado ser mais carente de modelistas do que de estilistas, o estilismo também oferece oportunidades tanto para a concepção de roupas, calçados e acessórios, quanto para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de matérias-primas, sobretudo na têxtil, em que o graduado atua na criação de estampas e costuras,entre outras atividades.
Outro campo de trabalho que está crescendo é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de "bens vestíveis", como celulares, handhelds (espécie de palmtop) e players (MP3, por exemplo). O planejamento e o gerenciamento de marcas, baseados em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes para esse graduado. Aumenta ainda a demanda pelos consultores de moda, para orientar pessoas a se apresentar adequadamente em diferentes situações. É grande a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, as faculdades de Moda oferecem oportunidades, mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação. São Paulo possui o maior número de ofertas de trabalho, assim como uma concorrência mais acirrada devido ao número de cursos de Moda que são oferecidos atualmente. Há também muitas vagas no interior do estado, e é grande a procura por profissionais formados na capital paulistanas regiões Sul e Nordeste.
 
O curso
O currículo do bacharelado varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda.Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento demarcas e a comercialização de produtos do mundo da moda.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer
Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos de acordo com o tipo físico e as características pessoais.

Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design
Criar roupas (estilismo), jóias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).
Fotografia Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

2 Comentarios:

Muito legal seu blog, o post tbm! *-*

Parabéns pelo blog,muito útil.
Obrigada por seguir e comentar no meu blog.
http://jufoquinha.blogspot.com/

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