sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TEOLOGIA

É o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos.O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas. Com seus conhecimentos, ele analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais e das sociedades,associando essas informações a outras áreasdo conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia.Pode trabalhar como pesquisador, professor ouassessor de grupos religiosos e ecumênicos. Atua também em ONGs, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.


O mercado de trabalho

O destaque são as vagas para professores de religião nos ensinos fundamental e médio oferecidas, principalmente, por instituições particulares ligadas a alguma ordem religiosa,já que a disciplina não é obrigatória em todo opaís. Há, no entanto, escolas públicas de algunsestados das regiões Centro-Oeste e Sul nas quaisa educação religiosa faz parte do currículo e,nesse caso, os postos de trabalho são oferecidospor meio de concurso público. Além da docência,o teólogo pode atuar como administrador egestor de pesquisa em universidades, institutosou escolas confessionais, assim como em hospitais,projetos sociais, seminários, comunidades eclesiais e paroquiais. Outra área promissora é o das editoras, que procuram cada vez mais o segressos do curso para colaborar com a produção e publicação de livros e revistas voltadas para a religião. Embora seja possível encontrar trabalho em todo o Brasil, a maioria das vagase stá nas regiões Sul e Sudeste.

O curso

O currículo varia de escola para escola. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua história. Nesse caso,o curso aborda com maior destaque disciplinascomo religião, educação e sociedade e antropologiacultural e da religião. Outras escolasenfocam o estudo dos textos sagrados, como o Novo e o Velho Testamento, e a visão que decorre deles sobre Deus, a humanidade e o universo. Mas, qualquer que seja a faculdade,o aluno entra em contato com tradições religiosasque fazem parte de nosso patrimôniocultural. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos
.

O que você pode fazer

Consultoria  
Assessorar pessoas e organizações que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho. 
ONGs Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.  
Pesquisa 
Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana

0 Comentarios:

Postar um comentário