sábado, 13 de novembro de 2010

O que é Bacharelado? E Licenciatura? E Sequenciais?

Procurados principalmente por alunos interessados em obter qualificação profissional específica, os cursos de curta duração estão se tornando as vedetes das instituições de ensino superior do País. Esses cursos estão divididos em seqüenciais e tecnológicos. O primeiro passo para fazer a escolha certa é entender a diferença entre eles.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), os cursos seqüenciais são considerados de nível superior, mas não têm caráter de graduação. Os alunos recebem diploma após sua conclusão, porém, não terão título de bacharel, tecnólogo ou licenciado, além de não estarem aptos a participar de cursos de pós-graduação. O diploma permite, no entanto, que o profissional participe de concursos públicos de nível superior. Se o edital exigir diploma de graduação superior, o candidato será excluído do processo de seleção. 


TIPOS DE CURSO SUPERIOR

BACHARELADO Curso superior de graduação que habilita para o exercício profissional. Tem duração que varia de quatro a seis anos, dependendo da área escolhida. O bacharel está habilitado a fazer pós-graduação, mestrado e MBA

LICENCIATURA
O programa curricular é o mesmo do bacharelado. A diferença é que são incluídas matérias pedagógicas que habilitam para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio

SEQÜENCIAIS
São uma modalidade de ensino superior, porém, não são uma graduação. Voltados para quem pretende obter qualificações profissionais específicas em curto período de tempo.

1 Comentarios:

oii!
gostei do post, no final desse mês me formo em publicidade ;)

Postar um comentário