sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENGENHARIA DE SISTEMAS


Bacharelado

É a engenharia que desenvolve sistemas tecnológicos complexos - sistemas que fazem parte de outros sistemas. Com seus conhecimentos, esse engenheiro está apto a atuar na análise, no projeto e na integração de sistemas complexos e também em sistemas de empresas industriais e comerciais, em que procura otimizar seu funcionamento. O profissional trabalha em empresas do setor tecnológico de alta complexidade, como fabricantes de aviões, automóveis, navios e equipamentos de grande porte, como plataformas marítimas de petróleo e infraestrutura de telecomunicações. Também pode atuar em empresas especializadas na terceirização de projetos tecnológicos. Como exemplo, um fabricante de itens relativamente simples pode encomendar o projeto de seus produtos a uma empresa de alta tecnologia do setor de projetos. Assim, mesmo não possuindo um centro de pesquisas próprio, essas empresas passam a fabricar produtos de elevado desempenho e alto valor agregado.

O mercado de trabalho

Ainda não existe no mercado o profissional formado nesse curso, que é novo. A UFMG é a única instituição que oferece essa graduação. Os poucos profissionais que existem são formados no exterior, o que torna essa mão de obra inacessível para muitas empresas. Por enquanto, as expectativas são positivas. "Esse especialista fará parte do quadro de engenheiros de grandes empresas como as fabricantes de aviões, navios e automóveis e ainda empresas ligadas à exploração de petróleo e gás", afirma o professor Walmir Caminhas, coordenador do curso da UFMG. A área de consultoria se mostra como uma alternativa.

O curso

Prepare-se para muitos cálculos. O curso tem forte base em física, matemática e computação. Também se aprende sistemas eletrônicos, computacionais, eletromagnéticos, eletromecânicos, térmicos e automotivos. Além disso, há disciplinas específicas em sistemas complexos, como teoria da otimização, inteligência computacional, processamento de sinais, identificação e controle. A realização de estágio é obrigatória. 

Duração média: cinco anos

O que você pode fazer

Projetos

Projetar, analisar e integrar sistemas complexos nos mais diversos campos, como dispositivos, equipamentos e plantas industriais, entre outros.

Consultoria

Assessorar indústrias no projeto de operações para otimizar sua produção.

0 Comentarios:

Postar um comentário