quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Agronegócios e Agropecuária


É o conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração dos negócios. O profissional de Agronegócios e Agropecuária define as estratégias que serão usadas durante toda a safra. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a rentabilidade do negócio. Pode atuar em fazendas, propriedades rurais de médio e pequeno portes e ainda em empresas e indústrias que comercializam insumos para a área rural. Em órgãos públicos, o profissional pode assessorar secretarias de Agricultura, Administração, Planejamento e a de Meio Ambiente nos cuidados com o solo, com a produtividade e com o meio ambiente, bem como na orientação a pequenos produtores. Na indústria, coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários.

O mercado de trabalho

O mercado está em alta tanto para o bacharel como para o tecnólogo e promete crescer mais nos próximos anos. O Plano Agrícola e Pecuário 2008e 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento busca garantir a expansão das exportações mesmo com a atual crise econômica mundial. "A exportação agrícola continua muito relevante para a balança comercial do Brasil", afirma Moisés Balestro, coordenador do curso de Gestão do Agronegócio da Universidade de Brasília (UnB).Além de ser um dos líderes mundiais na produção e exportação de produtos, como café, açúcar, álcool,sucos de frutas, soja, carne bovina, frango,tabaco e couro, o país, de acordo com as projeções,também será, em breve, o principal polo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais.Diante desse cenário promissor, cresce, em todo o país, a procura por profissionais que trabalhamcom bioenergia, cultivo de matérias-primas, administração rural, consultoria e área comercial - já que para vender os produtos é preciso conheceras características da produção agropecuária. "Há empregos em várias áreas desde a de suinocultura da Região Sul, passando pela de fruticultura tropical do Norte e Nordeste, até a de pecuária e grãos do Centro-Oeste", indica Balestro. "Também merece destaque a agroindústria sucroalcooleira do estado de São Paulo", diz Viviani Silva Lírio, professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

O curso

No bacharelado, nos dois primeiros anos, o aluno estuda as matérias mais específicas da área de administração, como contabilidade, noções de cálculo, finanças, administração de agronegócio, administração  de recursos humanos, economia, sociologia, análise de custos e direito. Depois, entram as matérias relacionadas à profissão, como mercado do agronegócio, cadeias agroindustriais, mercado internacional, política agropecuária, marketing do agronegócio, gestão ambiental e da qualidade no agronegócio e gestão da cadeia de suprimentos. Em algumas escolas ainda há aulas de inglês e espanhol. No último ano, há um estágio supervisionado.

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Agroind.; Agroneg.; Gestão de Agroneg.;Gestão do Agroneg.

O que você pode fazer

Administração rural

Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes.

Consultoria

Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, defi nindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo.

Cultivo e produção

Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas

Desenvolvimento de produtos

Desenvolver defensivos agrícolas e outros produtos que visem a otimizar a produção.

Planejamento de produção

Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto.

Vendas

Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agrícola.

1 Comentarios:

Aorei o seu blog amor.

http://felipemarggera.blogspot.com/

segueo meu tanbem bjo e boa sorte :D

s2

Postar um comentário