segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

História da Arte


Esse profissional é especialista na área de cultura e artes, desde as manifestações tradicionais, como pintura, escultura e gravura, até as que utilizam outras linguagens, como cinema e web.Pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos. Define as obras e os artistas que participarão de uma mostra e faz a concepção e a supervisão da exposição. Em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte, planeja ações, como visitação pública e conservação do patrimônio, e cuida da administração do estabelecimento. Também pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.

O mercado de trabalho

Uma parte dos formandos segue carreira acadêmica ingressando no mestrado, no doutorado e se tornando professor e pesquisador. Para quem quer encarar o mercado de trabalho, as melhores chances estão concentradas nos estados da Região Sudeste e no Rio Grande do Sul. Segundo Sheila Cabo Geraldo, coordenadora do curso da Uerj, há um campo aberto, porém ainda iniciante, no Nordeste, principalmente no Recife (PE) e em Salvador (BA). O bacharel trabalha em museus e centros culturais - como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Itaú Cultural - fazendo pesquisas, levantamento de obras e organização de acervos. "Também é possível trabalhar com ações educativas nesses locais. Os profissionais formam equipes de monitores para receber os visitantes", afirma a professora Sheila Geraldo. Outro campo aberto é o de assessoria a colecionadores de arte. Nesse caso, o profissional trabalha como autônomo.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (somando aulas e projetos; fonte: prof. Marcelo Campos, da Uerj).

O curso

A grade curricular mescla disciplinas específicas de arte com a área de humanas. Assim, estudamse filosofia e antropologia, sociologia, jornalismo cultural, língua portuguesa e estrangeira. Entre as matérias específicas estão crítica e curadoria, estética, história do cinema e da fotografia, museologia e patrimônio e montagem de exposições. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos. Outro nome: Arte: Hist., Crítica e Curadoria.

O que você pode fazer

Curadoria

Conceber, montar e supervisionar exposições.

Crítico de arte

Analisar determinada obra ou exposição e opinar a respeito dela.

Gestão

Administrar e propor ações em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte.

0 Comentarios:

Postar um comentário