quarta-feira, 17 de outubro de 2012

18 MANEIRAS DE ECONOMIZAR DINHEIRO EM CASA


Montar, cuidar e manter a casa custa caro? Não se você for criativa(o) e pensar em soluções alternativas para a sua família. Dê uma olhada em algumas dicas para economizar:

Anote seus gastos

Não tem muito segredo aqui: basta criar uma planilha com todos os seus gastos e ir atualizando mês a mês. É importante anotar todos os gastos, mesmo os que parecem insignificantes, como três balinhas no balcão da padaria. Você vai ficar impressionada(o) com a quantidade de besteirinhas que levam seu dinheiro embora.

Compre em atacado com algum amigo

Algumas coisas saem bem mais baratas se você comprar por atacado, mas quem precisa de tanto? Uma solução é comprar junto com amigos e dividir o custo. Lojas como Macro e Kalunga podem ser uma ótima solução para estocar o que pode ser estocado e economizar um dinheirinho.

Faça seus próprios quadros

Você não precisa gastar muito para ter arte em casa: tire fotos de coisas que você gosta, imprima, compre as molduras e pendure. Eu não sei onde comprar molduras baratas, mas na Tok&Stok vendem algumas por R$50,00 em média. Você não precisa usar só fotos – use ilustrações tiradas de revistas, pedaços de tecidos e mesmo alguns trabalhinhos de escola dos filhotes.

Use garrafas e vidrinhos como vasos

Eu sei que existem os mais lindos vasinhos por aí, mas uma solução econômica é usar vidros diversos para colocar plantas e flores. Eu gosto do visual e, além de bonito, é ecológico, pois você reaproveita embalagens.

Guarde alimentos em embalagens herméticas

Quantas vezes você não abriu algum alimento ou tempero e deixou na embalagem original, dobrando em três vezes a parte aberta da embalagem para fechá-la, ou mesmo colocando um pregador de roupas? Faça com que tudo dure mais transferindo da embalagem original para uma embalagem hermética.

Explore a luz natural

Deixe as janelas abertas até anoitecer (se você tem problemas com bichinhos na sua casa, deixe os vidros fechados, depois de certo horário). Use mais a luz natural para economizar energia.

Mude a temperatura do seu chuveiro

Você realmente precisa tomar um banho super quente? Ajuste a temperatura da ducha para “verão” assim que sentir o tempo esquentar.

Prefira alimentos naturais

O que você gasta em uma pizza por semana dá para comprar frutas para a semana inteira. Sem mais.

Capture água da chuva

Coloque seus baldes para funcionar e pegue a água da chuva para lavar o quintal ou o carro, por exemplo.

Compre melhor

Se precisar comprar algo para a sua casa, invista em artigos de boa qualidade. Apesar de muitas vezes serem mais caros, duram mais e não causam problemas que demandarão certos gastos em um futuro breve.

Compre genéricos

Talvez você tenha suas marcas preferidas quando o assunto é comida ou artigos de higiene para a casa, mas você pode se surpreender com marcas mais baratas. Faça o teste!

Use vinagre para limpar

E outras soluções naturais que não demandem a compra de produtos de limpeza. Existe um montão de alternativas que você pode usar para economizar e ainda por cima ter menos contato com elementos químicos.

Compre os alimentos da estação

Verifique quais são os alimentos de época em sua região e aproveite que eles estão mais baratos para incrementar seu menu semanal utilizando-os.

Reaproveite embalagens

Antes de jogar fora uma embalagem, pergunte-se que tipo de uso poderia fazer dela. Mas assim, uso imediato, e não “guardar para algum dia”, senão vira tralha. Você pode cortar uma caixa de sabão em pó ou de cereal para guardar revistas, por exemplo.

Aproveite os temperos até o fim

Se o vidrinho está quase vazio, misture outros ingredientes e faca um molho para salada, por exemplo. Quantas vezes você já jogou o vidro de maionese com um restinho dentro que não dava pra pegar com a faca?

Compre mais em feiras

Se você tiver a oportunidade de frequentar uma feira perto da sua casa, é sempre uma opção melhor que comprar em supermercados. É mais barato e os produtos são mais frescos.

Tenha uma lista de inventário

Deixe na despensa uma lista com tudo o que você tem armazenado ali. Quando acabar, vai para a lista de compras. Ao fazer o menu semanal, você aproveita o que já tem em casa.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Talvez você não tenha percebido, mas os aparelhos gastam energia mesmo quando estão desligados. Desconecte da tomada enquanto não estiver usando e evite o modo stand-by.

2 Comentarios:

mto boas as dicas
ultimamente
temos que levar
a vida
no modulo econômico
mesmo

Dicas Incriveis ..

seguindo (:
Segue de volta?

http://programaeliana.blogspot.com.br/

Postar um comentário